Veja o que mudou para os ciclistas no código de trânsito brasileiro



Entrou em vigor na ultima segunda-feira, 12, as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro para ciclistas e motoristas, trazem mudanças significativas relacionadas ao convívio entre ciclistas e motoristas. Para especialistas, as medidas vão garantir mais segurança aos condutores de bicicletas ao punir com mais rigor motoristas infratores.


Confira as duas mudanças que afetam os ciclistas:

  • Redução de velocidade na ultrapassagem: A mudança mais importante se refere à obrigatoriedade, por parte dos carros, de reduzir a velocidade ao ultrapassar um ciclista de forma compatível com a segurança do trânsito. Essa infração deixa de ser grave e passa a ser gravíssima, punida com 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

  • Parada de veículos em ciclovias e ciclofaixas: Também passa a ser proibido parar ou estacionar o carro em ciclovia ou ciclofaixa. De acordo com a legislação, ciclovia é a pista própria destinada à circulação de bicicletas, separada do tráfego de veículos, enquanto a ciclofaixa é parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, mas delimitada apenas por sinalização específica.

Antes não havia penalidade por parar nestas pistas para o embarque e desembarque de passageiros (apesar de existir por estacionar e por transitar). Com a mudança, contudo, a parada será qualificada como infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Vale lembrar que sempre que não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento na via, as bicicletas têm preferência sobre os automóveis. Além disso, em caso de necessidade de o motorista fazer uma manobra de mudança de direção, ele deve ceder passagem aos ciclistas, assim como aos pedestres. Para os ciclistas, continua obrigatória a sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais.


@robielbrasil patrocinador oficial da equipe ACBIndaiatuba 2021.


@zasso_official tecnologia em Campina elétrica.

@penksbrasil vestindo a equipe com qualidade e conforto.

@bmxhouse e @bikeimpact fornecendo o melhor e peças, acessórios e manutenção.

@travelinnindaiatuba o melhor hotel de Indaiatuba.

#Justuscontabilidade

@prefaindaiatuba por meio da secretaria de esportes












Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square